GeralGossip

Joana d’Albuquerque denuncia esquema de fraude com a sua imagem

A "beta" de Cascais diz que as redes sociais estão "zero motivadas" para proteger os utilizadores. O motivo? O lucro gerado por anúncios fraudulentos e produtos ilegais.

Joana d’Albuquerque, conhecida pela sua participação vencedora nos reality shows da TVI e pela forte presença digital, recorreu às redes sociais para deixar um aviso urgente aos seus seguidores.

A influenciadora deparou-se com um esquema de burla que utiliza indevidamente a sua imagem, e a de outras celebridades, para prometer dinheiro fácil, e decidiu expor a situação para evitar que alguém caia na armadilha.

Num vídeo partilhado com a sua comunidade, a “beta” de Cascais foi perentória ao esclarecer que nunca oferece quantias monetárias e pediu a máxima difusão da mensagem: “Malta, atenção a uma coisa: peço-vos que partilhem este vídeo com os vossos amigos e com a vossa família. Isto é burla. Jamais, em tempo algum, eu vos vou oferecer dinheiro. Nunca. Portanto, se vocês virem a minha imagem e a de outras criadoras de conteúdo ou celebridades a dizer que têm um cartão para vocês que desbloqueia logo 3 mil euros, é mentira.”

A revolta de Joana d’Albuquerque não se prende apenas com os burlões, mas também com a passividade das plataformas digitais. A influenciadora revelou que tentou denunciar as contas falsas, mas a resposta que obteve do TikTok foi desapontante, o que a motivou a fazer o alerta público: “Eu estou a fazer este vídeo porque já me apareceram pelo menos duas contas com as minhas fotografias e a de outras pessoas. Eu reporto e o TikTok devolve-me o report com ‘no violations found’, ou seja, que isto não viola as regras do TikTok. Se eles não tomam nenhuma medida em relação a isto, estou a fazer este vídeo para vos avisar. Por favor, partilhem com os vossos amigos e família.”

Para finalizar, Joana apresentou uma teoria sobre o motivo pelo qual as grandes empresas tecnológicas não agem com mais firmeza contra este tipo de publicidade enganosa. Citando dados sobre as receitas de publicidade, a ex-concorrente acusou as plataformas de lucrarem com o crime: “Só mais uma pequena curiosidade: 10% da receita de anúncios da Meta vem de esquemas, scams, fraudes e de produtos ilegais. Portanto, eles estão ‘zero’ motivados para vos proteger a vocês, como utilizadores, e para retirarem estes anúncios das plataformas deles. As redes sociais estão cada vez mais cheias deste tipo de fraudes, todos os dias há uma cena nova. Portanto, tenham muito cuidado, malta. Duvidem sempre. Nunca ninguém vos vai oferecer dinheiro.”

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo