Com o sarcasmo habitual, deixou piadas sobre a roupa confortável, homenageou a avó e lançou farpas bem-humoradas aos colegas nomeados.
A atribuição do galardão de Personalidade do Ano em Humor a Joana Marques proporcionou um dos momentos mais divertidos da XXX Gala dos Globos de Ouro, transmitida este sábado pela SIC. Ausente da plateia do Coliseu dos Recreios por motivos profissionais, a anfitriã da rubrica «Extremamente Desagradável» interveio em direto através de videochamada a partir de Bruxelas, na Bélgica, onde tinha espetáculo agendado.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
Recebida no ecrã gigante pelo ator Ricardo Pereira, a vencedora não perdeu a oportunidade de fazer troça com a coincidência de nomes em relação a Ricardo Araújo Pereira, que também disputava a estatueta. “Eu esperava nesta altura que estivesse em cima do palco o outro Ricardo Pereira“, gracejou a radialista, desvalorizando o desfasamento técnico da ligação: “Foi o que se pôde arranjar, também não é mau“.
Leia também: O regresso de uma voz ímpar: Dulce Pontes emociona nos Globos de Ouro 30 anos depois
Sobre o momento em que soube da distinção, explicou a sua linha de pensamento quando foi contactada pela estação de Paço de Arcos. “Não posso dizer, na verdade, que não estava nada à espera deste prémio, porque quando me ligaram à tarde a perguntar se eu estava disponível para entrar em direto de Bruxelas, pensei das duas uma: ou rebentou a Terceira Guerra Mundial e sou o único português que está perto da Comissão Europeia, ou então ganhei um Globo de Ouro. Estava com esperança que fosse esta segunda e felizmente era“, relatou, mostrando-se satisfeita pela comodidade: “Não posso dizer que esteja com pena de não estar aí a apanhar um calor de morte e a levar com 3 horas disto numa roupa desconfortável que mais tarde vai ser comentada no Passadeira Vermelha. Portanto, estou muito feliz de poder receber um globo assim de fato de treino, é o melhor de dois mundos“.
Num registo mais emotivo, mas sem abandonar a ironia, recordou o motivo pelo qual costumava comparecer presencialmente na cerimónia. “Eu na verdade só costumava ir aos Globos por causa da minha avó, que ela via sempre. Ora, este ano, como acho que não dá para ver a SIC no céu, senti má vontade para me baldar. Sei que ela ficaria desagradada de me ver assim nesta figura. Espero que ela, no entanto, continue a ouvir a Renascença, pois é emissora católica, em princípio chega lá“, gracejou, agradecendo de seguida a Ana Galvão, a Inês Lopes Gonçalves e à equipa do programa das manhãs.
Leia também: “Estou vivo”: Apoiado numa bengala, Nuno Markl emociona Globos de Ouro após dois AVC
A comunicadora dedicou ainda palavras ao companheiro, Daniel Leitão. “Por fim, agradecer ao Daniel por ser na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, espero que não até ao fim da nossa vida porque acho que ele também merece ser feliz“, atirou, provocando gargalhadas na assistência.
A fechar a intervenção a partir do hotel na capital belga, deixou uma mensagem dirigida aos restantes nomeados da categoria, todos eles homens: Bruno Nogueira, César Mourão, Guilherme Geirinhas e Ricardo Araújo Pereira. “Eu sei que é muito chato serem sempre as mulheres a ganhar estes prémios, mas por favor não desistam, continuem a lutar contra o matriarcado, que eu acredito que aos poucos vamos progredir e vai haver mais espaço para os homens no humor“, rematou.