José Moutinho regressa à ‘1.ª Companhia’ da TVI com missão especial: “Se isto servir de incentivo, fico satisfeito”
José Moutinho volta à TVI aos 64 anos com objetivo: "Estimular jovens a ir para as Forças Armadas".
É um dos rostos incontornáveis do formato e está de regresso para pôr a “Tropa VIP” na ordem.
José Moutinho volta a vestir a farda na nova edição da 1.ª Companhia, que estreia já amanhã, 1 de janeiro de 2026, na TVI. Mas, desta vez, o antigo militar traz uma missão que vai muito além das audiências: quer ajudar a resolver a crise nas Forças Armadas.
Em entrevista à revista Nova Gente, Moutinho explicou que encara a sua participação como uma montra para os valores militares, esperando que o programa sirva de “isco” para o recrutamento real.
Ciente da realidade do país, José Moutinho quer que o entretenimento tenha um propósito cívico: “A mensagem será sempre a mesma: passa por as pessoas saberem trabalhar em equipa, terem espírito de corpo, de camaradagem”, começou por explicar.
Mas o objetivo maior é político e social: “Devido à conjuntura atual, é também estimular os jovens que sentem uma certa apetência para a carreira militar a oferecerem-se como voluntários para as nossas Forças Armadas, que nos últimos anos se têm queixado imenso de falta de efetivos”.
O antigo militar foi perentório: “Se isto servir como incentivo a que haja um maior número de oferecimentos, eu fico bastante satisfeito”.
Se o espírito é o mesmo, o corpo já carrega outra experiência, porque agora com 64 anos, José Moutinho admite que os desafios físicos serão encarados de outra forma, mas recusa baixar os braços, deixando uma lição de resiliência, “Vai dar-me também um certo gozo mostrar às pessoas que quem manda é a cabeça, não é o corpo”, atirou.
Para Moutinho, a chave do sucesso na 1.ª Companhia, e na vida, é a atitude mental: “A partir daí, se nós tivermos uma mentalidade desportiva, nós conseguimos fazer tudo aquilo a que nos propusermos. Tudo é possível”.
A partir de amanhã, veremos se os famosos estão prontos para esta lição de disciplina.