1ª CompanhiaGeral

Marta Gil acredita que Manuel Melo não percebeu a justificação de Noélia: “Ficou meio dúbio”

Embora Noélia tenha explicado que não se sentiu ofendida, Manuel Melo ficou convencido de que o assunto só se tornou um problema porque foi falado no confessionário.

O Diário da 1.ª Companhia desta terça-feira, 27 de janeiro, foi marcado pela análise profunda ao momento mais emotivo da semana: a reação de Noélia Pereira à imitação de Manuel Melo de uma pessoa com deficiência.

O apresentador Nuno Eiró abriu o programa com uma reflexão sobre a dinâmica do grupo, sugerindo que a tranquilidade que se vive na base é essencial para permitir este tipo de vulnerabilidade.

Nuno Eiró colocou o tema em cima da mesa, valorizando a ausência de conflitos tóxicos no reality show: “Muitos têm falado da falta de confrontos dentro da base. Esta é a parte boa da falta de confrontos. O que o confronto te dá é a incapacidade de, depois, te abrires com alguém com quem andas sempre a discutir, de quem desconfias ou que falou mal de ti. Aqui, como não há muito disso, há mais espaço para estas partilhas de vida.”

Leia também: 1ª Companhia: Filipe Delgado brinca com o fogo e imita o Instrutor Joaquim “às escondidas”

Adriano Silva Martins concordou com a leitura do apresentador e fez questão de contextualizar o incidente, ilibando Manuel Melo de qualquer maldade, mas elogiando a postura digna da concorrente algarvia perante a memória do irmão falecido: “Acho que há mais espaço e que ninguém é capaz de ficar indiferente a esta história da Noélia. Tudo isto começa, vamos pôr aqui um bocadinho em contexto, porque o Manuel Melo faz uma brincadeira, um sketch seu, sem ter conhecimento desta história. É uma personagem que ele já fez entre amigos várias vezes, sem saber que a Noélia tinha tido um irmão deficiente. Portanto, a Noélia, longe de se vitimizar porque esta é uma realidade que ela tem perfeitamente interiorizada, aproveitou para se abrir. É muito bonito ela partilhar isto e é muito bonito também a Joana d’Arc estar ali a dar-lhe apoio e a interessar-se pelo tema.”

No entanto, a dúvida instalou-se quando Nuno Eiró questionou se os concorrentes, ao verem Noélia regressar da sala de transmissões, perceberam realmente que ela não tinha ido fazer queixa do colega.

Marta Gil foi perentória na resposta, acreditando que a mensagem se perdeu: “Eu acho que ficou meio dúbio, porque o Manel até diz aquela frase de que ‘isto nunca seria um tema se não falassem nisto’. Eu acho que o Manel não percebeu. E atenção, a Noélia explicou bem: ela disse ‘a Maria perguntou-me e eu respondi, até disse que não o fizeste por mal’. Mas acho que ele ficou ali na dúvida, e que eles ficaram a achar que a Noélia pode ter ‘fechado o coração’.”

Leia também: Ricardo Martins Pereira denuncia EPAL: “Recusaram prioridade com bebé…”

Adriano Silva Martins encerrou o raciocínio alertando para o rótulo que Noélia carrega dentro do jogo, o que pode enviesar a perceção dos camaradas: “Eu também acho que ficou dúbio. Vamos lá ver: acho que a personalidade da Noélia, às vezes, pode jogar a favor ou contra ela. Ela tem esta personalidade e é vista pelos colegas como a voz da consciência, como aquela ‘mãe chata’. Facilmente podem pensar, eu ponho-me no lugar dos outros e pensaria assim, que ‘a chata da Noélia já foi para a sala de transmissões, fez queixinha e fez o relatório’.”

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo