“Tó Zé” chega ao topo: A biografia e a cronologia do novo Presidente da República com ‘tesourinho’
António José Seguro prepara-se para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa no dia 9 de março. Uma viagem no tempo mostra o antigo governante em visita a Penamacor.
Na próxima segunda-feira, dia 9 de março de 2026, António José Seguro tomará posse como o 21.º Presidente da República, sucedendo a Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.
Para assinalar a chegada do novo Chefe de Estado ao cargo mais alto da Nação, a Beira Baixa TV decidiu abrir o baú das memórias e disponibilizou um vídeo antigo e bastante emotivo.
Nas imagens de arquivo, é possível ver António José Seguro, carinhosamente tratado por “Tó Zé” pelas gentes da sua terra, a regressar a Penamacor quando ainda exercia funções como Secretário de Estado, num momento de grande proximidade com a população local que agora o vê ascender à Presidência.
Leia também: O adeus de Marcelo Rebelo de Sousa: SIC recupera entrevista onde o Presidente recorda a morte do pai
Nascido a 11 de março de 1962 na vila de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, a vida de António José Martins Seguro confunde-se com a própria evolução da democracia portuguesa. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde viria também a assumir o papel de professor universitário, Seguro iniciou a sua militância política no Partido Socialista de forma precoce, logo em 1980.
A sua ascensão nos corredores do poder foi feita a pulso, afirmando-se inicialmente como líder da Juventude Socialista no início da década de 1990.
Leia também: Fuga de Mariana Fonseca chega ao fim: “Início do fim” começou com viagem secreta da família
Conhecido pelo seu perfil institucional, mediador e bastante ponderado, ocupou lugares de destaque nos executivos de António Guterres, passando pelo Parlamento Europeu antes de assumir os comandos do Partido Socialista num dos períodos mais conturbados e exigentes da economia nacional.
Após um longo interregno político de praticamente dez anos, durante os quais se dedicou em exclusivo à carreira académica e ao comentário televisivo, o antigo governante regressou em força à esfera pública. A sua postura confiável e de enorme respeito pelas instituições valeu-lhe a vitória nas eleições presidenciais de fevereiro de 2026, catapultando o filho de Penamacor para o topo do Estado português.
A Cronologia de António José Seguro
- 1962: Nasce em Penamacor a 11 de março.
- 1990 a 1994: Assume o cargo de Secretário-Geral da Juventude Socialista.
- 1995 a 1997: Exerce funções como Secretário de Estado da Juventude no executivo de António Guterres.
- 1997 a 1999: É nomeado Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.
- 1999 a 2001: Ruma a Bruxelas como Eurodeputado.
- 2001 a 2002: Regressa a Portugal para assumir a pasta de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.
- 2011 a 2014: É eleito Secretário-Geral do Partido Socialista, liderando a oposição partidária durante os anos da troika.
- 2014 a 2024: Abandona a política ativa e foca-se na carreira académica como professor universitário.
- 2026: Vence as eleições presidenciais e prepara-se para tomar posse a 9 de março de 2026.