“Bastonadas contra protestos pacíficos”: Civilização revolta-se após cargas policiais em Lisboa e no Porto
"Imagens de regimes autoritários": A onda de indignação que cerca o Governo e a atuação da PSP
Entre denúncias de dezenas de feridos hospitalizados e acusações de repressão desmedida, o silêncio de Belém e a postura do Executivo estão no centro do descontentamento popular.
A intervenção policial que desmantelou as acampadas pelo direito à habitação em Lisboa e no Porto desencadeou uma onda de revolta sem precedentes nas plataformas digitais. O recurso à força contra concentrações pacíficas na Praça do Rossio e na Praça D. João I provocou uma torrente de reações indignadas de cidadãos e ativistas, que apontam o dedo à atuação do Governo e exigem uma tomada de posição firme por parte do Presidente da República, António José Seguro.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
O sentimento de perplexidade perante a atuação das autoridades traduziu-se em apelos diretos a Belém para que exerça o seu papel moderador e de salvaguarda democrática. “Eu votei no Seguro para fazer barreira ao fascismo, mas lá diz a canção que ele nem sempre vem de botas cardadas, às vezes é com pezinhos de lã. S. Exa. o PR importa-se de sair da redoma em que se encontra e vir defender a Constituição, como jurou fazer? Grata!“, escreveu uma utilizadora nas redes sociais.
Leia também: Paixões ocultas e um príncipe recusado: As revelações de Lili Caneças sobre os amores que ninguém conheceu
Outro testemunho reforçou a deceção perante a ausência de palavras presidenciais: “Votei em António José Seguro porque pensei que iríamos precisar de um presidente diferente do Marcelo. Um Presidente que falasse menos e agisse mais nos bastidores. Contudo, não reagir a nada publicamente, não estava no meu bingo card“.
A legitimidade da ação das forças de segurança foi amplamente contestada à luz da Lei Fundamental. “A constituição tem um valor legal superior às normas de qualquer lei ordinária. O direito à manifestação está consagrado na constituição. Não é preciso dizer mais nada“, apontou outro cidadão, enquanto várias publicações sublinharam o desequilíbrio na resposta do Estado: “Temos o direito à habitação, e o dever de o cumprir é do governo. Não está a ser cumprido, as pessoas manifestam-se e muito brandamente (…) Ter casa é um direito. Protestar em paz é outro. A CRP garante os dois e esta noite nenhum foi respeitado. Fica a ferida na democracia e um abraço a quem saiu à rua“.
A crítica estendeu-se de forma contundente à governação liderada por Luís Montenegro e à tutela da Administração Interna, com acusações de tentativa de desvio do debate central. “Este Governo parece cada vez mais interessado em que as acampadas acabem em violência. Dessa forma, tenta fazer com que o debate deixe de ser sobre o que verdadeiramente importa e passe a ser sobre ordem pública, violência policial ou a eventual filiação partidária“, denunciou um cidadão.
Outros intervenientes foram ainda mais longe na contestação política: “A estratégia do governo é escalar para tentar que os protestos em Portugal se tornem violentos. Sabíamos que éramos governados gente pouco séria e incompetente. Também são pirómanos. Neste momento, há uma urgência: a imediata remoção do ministro da Administração Interna“.
A ironia perante a crise social do país e a eficácia operacional das forças de segurança mereceu igualmente destaque em comentários virais. “Se a construção de habitação pública avançasse à velocidade a que a polícia desmonta tendas, Portugal já tinha resolvido a crise da habitação. Mas pelos vistos é mais fácil mobilizar bastões do que betoneiras“, criticou-se amplamente, a par de desabafos que traçam paralelos históricos sombrios: “Em Portugal é a polícia, o governo e a câmara municipal que exercem violência sobre manifestantes pacíficos. A Europa está em 2026 e Portugal em 1960“.
A dimensão humana e hospitalar dos confrontos continua a alimentar uma forte contestação face aos dados institucionais provisórios.
Leia também: Flávio Furtado expõe atitude de Francisco Monteiro após entrevista a Bárbara Parada no «The Leite Show»
Na rede social X, Inês Melo Sampaio, através da conta @i_melosampaio, partilhou informações recolhidas junto das equipas de apoio no terreno: “Há muitos mais feridos do que aqueles que os OCS referem. Estiveram 7 em S. João, 2 em Sta. Maria e pelo menos 20 em S. José. (Informação vinda da coordenação do apoio jurídico aos manifestantes)“.
A fechar o coro de protestos que domina o espaço digital, um longo manifesto resumiu a gravidade atribuída à resposta das autoridades perante a aflição social da população: “Bastonadas, choques elétricos e armas preparadas para disparar balas de borracha contra protestos pacíficos. São imagens próprias de regimes autoritários, indignas de uma democracia. Portugal vive uma crise da habitação aflitiva. Há quem trabalhe e desespere para conseguir pagar uma casa. Perante cidadãos que se manifestam por uma causa tão elementar, a resposta do Estado é a força bruta (…) A conjugação da repressão policial com a retórica securitária dos ministros e a ausência de prestação de contas do primeiro-ministro revela uma inquietante deriva autoritária. António José Seguro tem o dever de assegurar a normalidade das instituições democráticas. Mas nada disto é normal. Ser garante da Constituição é defender os cidadãos dos excessos do poder“.
Bater em corruptos ❌
Bater em pedofilios ❌
Bater em violadores ❌
Bater em manifestantes ✅Eis a Polícia portuguesa. https://t.co/Fb8qqypu0s
— sardinhas (@sardinhasacc) October 25, 2026
Uma autêntica violência policial em Lisboa.
Porcos a serem porcos, que vergonha. https://t.co/tYJfW1Cry9
— sardinhas (@sardinhasacc) October 25, 2026