AudiênciasSICTVI

TVI vence SIC por um fio nas manhãs de 22 de julho: ‘Dois às 10’ bate ‘Casa Feliz’ em share e espectadores

Apesar do empate técnico em rating a 2.7%, o matutino da TVI agarrou mais 5 mil espectadores do que o seu rival direto da SIC.

Uma batalha renhida pela atenção dos telespetadores marcou a manhã de 22 de julho de 2026, com as principais estações generalistas a disputar cada décima de audiência num universo de 9.924.400 indivíduos.

O dia começou com um braço de ferro entre a TVI e a SIC, que se traduziu num cenário de grande proximidade.

GoogleTornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google

No período matutino, os blocos de entretenimento foram o epicentro da luta. O ‘Dois às 10’ da TVI e o ‘Casa Feliz’ da SIC registaram um empate técnico no rating médio, ambos a fixar-se nos 2.7%. Contudo, a estação de Queluz de Baixo conseguiu uma ligeira vantagem no share e no número total de espetadores: o ‘Dois às 10’ alcançou 14.3% de share, atraindo cerca de 268.9 mil espetadores, contra os 14.1% de share e 263.8 mil espetadores do formato de Paço de Arcos.

Leia também: V+ Fama revela venda da quinta centenária da família de Maria Cerqueira Gomes

O programa da TVI demonstrou uma notável capacidade de reter o público, com picos de rating que chegaram aos 4.9% e uma impressionante quota de mercado de 27.5%. A fidelidade dos espetadores manteve-se mesmo nos intervalos, com o último grande bloco publicitário antes das 13h00 (iniciado às 12:48) a segurar uns expressivos 4.0% de rating e 14.9% de share.

Mais atrás na corrida ficou a estação pública, com a RTP1 tentou competir com a ‘Praça da Alegria’, que se fixou num rating de 2.2% e 11.2% de share, reunindo em média 215.4 mil indivíduos. Apesar disso, a manhã da RTP1 teve momentos de destaque, com o bloco informativo ‘Bom Dia Portugal’ a captar a atenção matinal com um sólido share de 13.9% e um rating de 1.2%. Já o ‘Grande Jornal – Tarde’ alcançou 1.6% de rating e 6.0% de share.

Leia também: Catarina Miranda denuncia Afonso Leitão por ‘violência doméstica’. Os detalhes!

No panorama dos canais de informação e cabo, a CMTV e a SIC Notícias mostraram a sua força logo no arranque do dia. A CMTV registou bons resultados com blocos do ‘Notícias CM’ (1.1% de rating e 6.6% de share, e ainda 0.9% de rating e 6.0% de share) e o ‘Olá, Bom Dia!’, que atingiu 1.0% de rating e 6.7% de share. A SIC Notícias não ficou atrás no segmento de cabo, com o ‘SIC Notícias Manhã’ a obter 1.1% de rating e um robusto share de 7.0%, mantendo números competitivos ao longo da manhã.

O cenário foi menos expressivo para a CNN Portugal e para o recém-lançado canal News Now. A CNN Portugal registou valores mais modestos, com o ‘CNN Hoje’ a fixar-se nos 0.6% de rating (3.5% de share) e o ‘CNN Meio Dia’ a descer para os 0.7% de rating (2.7% de share).

Por sua vez, o canal Now teve uma manhã discreta, liderada pelo ‘Mercado Now’ com 0.5% de rating e 2.9% de share, enquanto o ‘Now às Dez’ se ficou por uns residuais 0.1% de rating e 0.9% de share. A oferta infantojuvenil da RTP2, através do histórico ‘Zig Zag’, fechou a tabela da manhã com valores na ordem dos 0.1% de rating e 0.5% de share.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo