SIC lidera primeira semana de agosto com domínio quase absoluto nas audiências, mas TVI e RTP1 mostram resistência
Estação de Paço de Arcos soma seis vitórias diárias consecutivas após arranque fulgurante do canal público no primeiro dia do mês. TVI mantém-se na perseguição direta e sobe ligeiramente face a julho.

A primeira semana de agosto de 2026 trouxe dinâmicas interessantes ao panorama televisivo nacional, marcada por uma liderança sólida da SIC, que registou um domínio quase hegemónico entre os dias 1 e 7 de agosto.
Apesar de um início de mês surpreendente protagonizado pela RTP1, a estação de Paço de Arcos rapidamente recuperou terreno, arrecadando seis vitórias diárias consecutivas e consolidando a sua posição no topo das preferências dos portugueses.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
O mês de agosto começou com uma reviravolta no sábado, dia 1, com a RTP1 a alcançar uma vitória expressiva com 3,5% de rating e 15,7% de share, deixando a SIC nos 2,5% de rating (11,2% de share) e a TVI num mínimo semanal de 2,1% de rating (9,5% de share). Contudo, a resposta da SIC foi imediata. A partir de domingo, dia 2, o canal assumiu a liderança diária, registando 2,9% de rating e 12,6% de share, uma vantagem curta face aos 2,8% de rating (12,3% de share) da TVI.
Leia também: Audiências (07-08-2026) – SIC lidera mas TVI encurta distância para apenas 0,4 pontos

Ao longo da semana, a SIC consolidou o seu favoritismo, atingindo o seu ponto mais alto na quinta-feira, dia 6 de agosto, com excelentes 3,8% de rating e 17,0% de share. Nesse mesmo dia, a TVI fixou-se nos 3,0% de rating (13,4% de share) e a RTP1 nos 2,3% (10,4% de share). A fechar a semana analítica, na sexta-feira, dia 7, a SIC voltou a vencer com 2,8% de rating e 13,5% de share, mantendo uma distância segura da TVI, que registou 2,7% (13,1% de share).
Leia também: O “casamento de Ronaldo” que atraiu centenas ao Funchal: Afinal, era um casal madeirense
Apesar de não ter conquistado nenhuma vitória diária nesta primeira semana do mês, a TVI exibiu uma consistência notável. A estação de Queluz de Baixo manteve-se quase sempre próxima ou acima da fasquia dos 13% de share.
O momento de maior equilíbrio ocorreu na terça-feira, dia 4 de agosto, onde a TVI empatou tecnicamente com a SIC em share, com ambas as estações a registarem 13,8%. A vitória acabou por sorrir à SIC devido a uma diferença mínima na média de espectadores: 3,0% de rating (295,0 mil indivíduos) da SIC contra os 3,0% de rating (294,2 mil indivíduos) da TVI.
No balanço acumulado de agosto (até ao dia 7), a SIC lidera com uma média de 3,0% de rating e 13,6% de share. Trata-se de uma ligeira quebra face aos resultados obtidos no mês de julho, onde a estação registou uma média de 3,1% de rating e 14,3% de share.
Em sentido inverso, a TVI regista uma tendência de crescimento, subindo para uma média de 2,8% de rating e 12,5% de share na primeira semana de agosto, superando os 2,7% de rating e 12,4% de share registados no mês anterior.

Por sua vez, a RTP1 mantém uma estabilidade absoluta. O canal público regista uma média de 2,6% de rating e 11,7% de share no acumulado de agosto, repetindo exatamente a mesma quota de ecrã (11,7% de share) alcançada em julho, com uma variação residual no número médio de espectadores (255,3 mil indivíduos em agosto contra 255,5 mil em julho).
Se olharmos para a média da época (Season), a SIC continua a deter a liderança com 3,2% de rating e 14,1% de share, seguida de perto pela TVI com 3,1% de rating e 13,7% de share, enquanto a RTP1 fecha o pódio das generalistas com 2,5% de rating e 11,0% de share.