AudiênciasSICTVI

Audiências: Emissões especiais em Fátima lideram e deixam ‘Casa Feliz’ em terceiro

A alteração de grelha na TVI e na RTP1 para acompanhar as cerimónias religiosas do 13 de outubro concentrou as atenções do público e superou a aposta habitual de entretenimento da SIC.

A manhã de segunda-feira, 13 de outubro de 2026, ficou marcada por uma reconfiguração profunda na oferta da televisão generalista em sinal aberto.

Com as comemorações religiosas no Santuário de Fátima a determinarem a atualidade do dia, a TVI e a RTP1 abdicaram dos respetivos formatos matutinos habituais, “Dois às 10” e “Praça da Alegria”, para emitir em direto as cerimónias religiosas.

GoogleTornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google

A SIC, por seu lado, manteve a aposta no entretenimento com a emissão regular do “Casa Feliz”, uma decisão estratégica que acabou por remeter o canal de Paço de Arcos para a terceira posição no horário.

Leia também: Audiências de ontem: SIC volta a vencer e TVI sem soluções. Veja tudo

A transmissão especial da TVI, intitulada “Fátima – Cerimónias do 13 de Outubro”, garantiu a liderança do segmento matutino entre as 09h54 e as 12h54. A estação de Queluz de Baixo alcançou uma audiência média de 2,9% de rating, o correspondente a 284,1 mil espetadores, e uma quota de mercado de 16,9%. O formato religioso da TVI superiorizou-se a toda a concorrência direta no horário, demonstrando a forte adesão do público à cobertura do evento religioso.

Na RTP1, a emissão dedicada às “Cerimónias de Fátima – Missa, Bênção e Adeus à Virgem”, transmitida entre as 09h58 e as 12h54, assegurou a segunda posição no confronto direto. O canal público registou 2,7% de audiência média, o que representou 272,0 mil espetadores, e 16,1% de share.

Leia também: Pedro Fonseca confessa motivo da saída do ‘Big Brother’

A proximidade de resultados entre a TVI e a RTP1 evidencia que o consumo televisivo da manhã se concentrou quase em exclusivo nas transmissões a partir do Cova da Iria, dividindo os fiéis e espetadores entre as duas estações.

A SIC optou por seguir um caminho alternativo, mantendo o “Casa Feliz” no ar durante toda a manhã, sob a condução de João Baião e Diana Chaves. A aposta na continuidade do formato de variedades não conseguiu contrariar a migração do público para os diretos de Fátima, registando uma média de 2,0% de rating, equivalente a 202,3 mil espetadores, e 12,3% de share global.

Embora o programa de Paço de Arcos tenha recuperado fôlego no acesso ao primeiro jornal, atingindo picos de 15,2% de share na reta final, a média do horário ficou aquém dos desempenhos alcançados pelas emissões religiosas da concorrência.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo