Noite de domingo renhida: ‘The Voice’ desafia ‘Big Brother’, mas TVI dispara no ‘share’ com a expulsão
A gala do BB Verão recuperou terreno ao longo da emissão e superou os 20% de quota de mercado na reta final, num confronto direto equilibrado com o entretenimento da RTP1 e a investigação da SIC.
A batalha pelas audiências na noite de domingo voltou a colocar generalistas frente a frente num confronto direto marcado pelo equilíbrio nas primeiras horas do horário nobre e por uma vitória destacada da TVI a partir da meia-noite.
Com a emissão dividida em múltiplos blocos, o Big Brother Verão mediu forças com o concurso musical The Voice Gerações, da RTP1, e com a aposta de grande reportagem e ficção da SIC, acabando por capitalizar o consumo televisivo nas fases decisivas da expulsão.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
O programa conduzido por Maria Botelho Moniz, arrancou pelas 21h36 com o primeiro bloco, intitulado simplesmente Big Brother Verão, que fixou uma audiência média de 6,4% de rating e 13,4% de share, reunindo cerca de 633,5 mil telespectadores. Logo de seguida, entre as 22h11 e as 23h26, a emissão prolongou-se com o segmento As Visitas, que manteve uma plateia estável com 6,2% de rating (618,5 mil indivíduos) e uma subida na quota de mercado para os 15,3%.
Leia também: Expulsa do Big Brother recusa sair e teve de ir à força
O verdadeiro pico de rendimento do formato surgiu na viragem do dia. Transmitido entre as 23h58 e as 00h49, o bloco Big Brother Verão – Expulsão não deu hipótese à concorrência, alcançando 4,8% de audiência média e expressivos 20,6% de share (478,8 mil telespectadores), garantindo uma liderança folgada no late night. Já na madrugada, a habitual Ligação à Casa, com início à 01h07, fechou a ronda com 1,4% de rating e 10,5% de share (137,1 mil acompanhantes).
Na RTP1, a aposta de horário nobre foi o principal obstáculo para a TVI na fase inicial da noite. O programa The Voice Gerações, emitido entre as 21h12 e as 23h25, impôs-se com uma média de 6,5% de rating e 14,3% de share (640,6 mil telespectadores), superando por escassa margem o primeiro bloco do reality show. No entanto, o canal público não conseguiu suster a dinâmica no fecho da emissão: o compacto The Voice Gerações: Os Apurados (23h36) recuou para 2,0% de rating e 7,4% de share (199,4 mil telespectadores), e o filme A Descoberta do Primeiro Amor, já em plena madrugada, não foi além dos 0,7% de rating e 4,8% de share.
Leia também: Curva da Vida – Afonso: “sentia-me um inútil e um peso para a minha família”
Por sua vez, a SIC, que vinha da liderança do Jornal da Noite (7,4% de rating e 15,8% de share), colocou na grelha a edição de Portugal Criminal – Cabo Costa a partir das 21h41. A grande reportagem conseguiu travar o avanço das rivais, registando 6,2% de rating e 13,8% de quota de mercado (615,9 mil telespectadores). A curva de audiência da estação de Paço de Arcos ressentiu-se, contudo, na transição para o entretenimento em repetição: Terra Nossa – Miami (23h17) fixou-se nos 2,0% de rating e 8,4% de share (202,8 mil indivíduos), seguido na madrugada pela série O Clube (0,6% / 5,6%) e pelo humor de Levanta-te e Ri (0,4% / 4,3%).
Nas contas finais do dia, a proximidade traduziu-se num empate técnico na liderança: a SIC fechou o domingo com 12,5% de share diário, escassamente à frente da TVI, que registou 12,4%, enquanto a RTP1 se posicionou no terceiro lugar com 9,2%.