“Um jogo de manipulação”: Afonso Leitão ‘desmascara’ estratégia de João Ricardo no “Desafio Final”
Ex-concorrente critica postura com Sara Jesus no «Desafio Final»
O desgaste de Sara Jesus e a pressão exercida sobre a concorrente foram apontados como falhas na leitura do concorrente.
Os meandros da ligação outrora cúmplice entre João Ricardo e Sara Jesus mereceram uma dissecação pormenorizada no «Diário». Afonso Leitão, que partilhou o quotidiano com ambos até à sua saída, explicou a génese do trio que formava com os concorrentes e de que forma o jogo descambou para uma situação de saturação mútua.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
“Eu no início comecei com uma dinâmica engraçada entre João Ricardo e Sara e Ana, os três. […] Alimentada pelo João Ricardo, foi o João Ricardo que começou“, relembrou Afonso Leitão, notando que a jogadora sempre tentou demarcar-se de narrativas românticas para salvaguardar o seu percurso individual na Malveira. “A Sara no início disse mesmo, eu lembro-me de uma vez, a Sara está na cama e dizer: ‘Podemos brincar, mas calma, até certo ponto, porque eu não quero estar associada ao João Ricardo dessa maneira, não me importa.’ Ela diz muitas vezes e sempre o disse que era uma jogadora individual“, explicou.
Leia também: Afonso Leitão acusa Bruno Simão de jogo de conveniência: “Aproxima-se para evitar discussões”
O ex concorrente apontou a aproximação da concorrente a Marisa Susana como o ponto de viragem que despoletou a agressividade estratégica de João Ricardo. “A Sara, com o passar do tempo, tem vindo a ser este o tema, está a ficar muito desgastada e muito cansada. […] O João Ricardo, desde ali quando a Sara começou a defender mais a Marisa Susana, começou a fazer uma maior pressão em cima dela e ela começou a ficar magoada com muitos dados. […] O João Ricardo gosta de ter as peças no tabuleiro dele lá dentro, se vê que há uma peça a fugir, ele vai tentar buscá-la com tudo o que tem“, destrinçou com acuidade.
Apesar de nutrir uma simpatia pessoal pelo concorrente, Afonso Leitão confessou o seu total desacordo com os métodos empregados por João Ricardo no quotidiano do programa. “Eu gosto do João Ricardo como pessoa, como jogador não gosto. Não gosto do estilo dele. Porquê? Porque eu considero o jogo do João Ricardo muito manipulador a nível de jogo. O João Ricardo gosta muito que as pessoas façam o que ele quer“, denunciou, exemplificando com as dinâmicas diárias: “Tanto que ele chega até assim ao ouvido numa brincadeira: ‘Olha, faz isto.’ E vão fazer. Que é para depois poder dizer o quê? ‘Fui eu que disse para acontecer.’ […] Acaba por ser um jogo de manipulação onde ele tenta que as pessoas façam e vão fazendo todas as movimentações“.
Leia também: Bruno Simão recusa dinâmica da VOZ com Marisa Susana: “Não suporto com as letras todas”
O ex-concorrente lamentou ainda o estatuto de intocável que o grupo atribui ao rival nas discussões. “As pessoas parece que lá dentro colocam o João Ricardo como o maior no poder da argumentação, o maior super-sumo do reality show, e eu não considero que seja“, concluiu, criticando a assimetria na avaliação do público e da casa, onde a pressão recai sempre sobre a mesma interveniente: “O João Ricardo exige muito à Sara e as pessoas só falam da Sara, ninguém fala do João Ricardo“.