Audiências Big Brother Verão. Diário sem comentadores.. melhorou?
RTP1 e SIC dominam o acesso ao prime-time e deixam o diário da TVI em dificuldades....
A estratégia de esticar o Diário do “Big Brother Verão” não está a convencer os telespetadores e sem comentadores.
A 6 de julho de 2026, o formato da TVI marcou apenas 3,5% de rating e 9,6% de share, o que se traduz em cerca de 342.700 pessoas. Um resultado que mostra um claro enfraquecimento face ao arranque.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
Os dados da MediaMonitor/CAEM revelam bem esta quebra, até porque quando o programa começou, a 29 de junho, o Diário tinha uma duração mais curta, de cerca de 45 minutos, com início às 19h04. Foi aí que atingiu o seu pico de audiência, com 4,6% de rating (454.200 espectadores) e 11,1% de share. Nos dias seguintes, manteve-se firme, com quotas de ecrã a rondar os 10% e 11,3%.
Leia também: Audiências: Veja a tabela dos programas mais vistos em Portugal a 6 julho
No entanto, tudo mudou quando a TVI decidiu alargar o tempo de antena e retirar comentadores, ou seja, mudar a dinâmica. A 3 de julho, o reality show entrava em cena mais cedo, às 17h37, e prolongava-se por 1 hora e 26 minutos. Os números ressentiram-se logo: um mínimo de 2,9% de rating (292.000 espectadores) e 9,5% de share. A 6 de julho, mesmo com uma ligeira recuperação para 1 hora e 8 minutos, a partir das 18h16, o Diário ainda estava longe do fulgor inicial.
A concorrência é implacável no horário de acesso ao prime-time. Naquela segunda-feira, a RTP1 esmagou a concorrência com o “Telejornal”, que prendeu mais de 1 milhão de telespetadores, registando 10,4% de audiência média e uns expressivos 26,3% de share.
Leia também: Tensão no Big Brother Verão: Raquel confronta Nuno e ‘exige’ ser tratada “como uma deusa”
A SIC também se impôs confortavelmente à frente da estação de Queluz de Baixo. O diário de “Casados à Primeira Vista VI” fez 5,4% de audiência e 12,9% de share, impulsionado pelas novelas que o antecederam: “Força de Mulher – Especial” (5,3% de rating e 15,4% de share) e “A Força do Querer – Especial” (4,1% de rating).
Até as frentes informativas e desportivas dividiram o público e roubaram espectadores ao “Big Brother”. Na RTP1, o “Mundial 2026: Pre-Match – Portugal x Espanha”, que começou às 17h30, juntou 332.100 telespetadores (3,3% de audiência e 10,9% de share), números que quase igualam o resultado do Diário da TVI. Na cabo, o “Mercado” da CMTV também captou 160.700 espectadores (1,6% de rating).