O ataque implacável de Erik ten Hag: Treinador acusa Cristiano Ronaldo de pedir aos colegas para “pouparem as pernas”
"Ele não corria": Erik ten Hag expõe 'falta de preparação' de Cristiano Ronaldo em entrevista explosiva
Além das fortes críticas à falta de entrega do craque, o treinador não poupou a direção do clube inglês, acusando-a de falhar nas promessas contratuais.
Quatro anos depois da polémica saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United, Erik ten Hag decidiu quebrar o silêncio e partilhar a sua versão sobre a curta passagem do avançado pelo clube, compreendida entre agosto e novembro de 2022.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
Numa longa entrevista concedida ao The Athletic, o treinador neerlandês não poupou críticas ao internacional português, revelando os bastidores de um balneário fraturado, precisamente numa altura em que o capitão da equipa das Quinas enfrenta outra controvérsia com Jorge Jesus na Arábia Saudita.
Leia também: Cátia Palhinha leva o público à loucura na primeira emissão do “The Brain” na TVI
O técnico não escondeu a enorme frustração com a atitude do atleta em Inglaterra. “Desiludiu a equipa e desiludiu-me, porque tínhamos feito planos com ele. Eu viajei para Portugal para falar com ele sobre aquilo que almejava, antes de vir para o Manchester United. Obviamente, ele é um dos melhores da história do futebol. Eu respeito-o muito, mas, naquela altura, como treinador, tinha de tomar uma decisão racional“, recordou o antigo timoneiro dos ingleses.
Nas suas revelações, Erik ten Hag foi perentório sobre a fraca condição física e tática do madeirense. O treinador explicou que insistia com o craque para se focar na zona de finalização, advertindo que “se não consegues colocar-te na grande área, não consegues marcar“.
O descontentamento agravou-se com a falta de entrega em campo: “Ele não corria, nem em posse, nem sem posse de bola. O motivo era que ele não se preparava“. O cenário tornava-se ainda mais insustentável nos bastidores, com o técnico a acusar Cristiano Ronaldo de aconselhar os restantes colegas de equipa a “pouparem as pernas nos treinos“.
A entrevista serviu também para apontar baterias à estrutura diretiva do emblema de Old Trafford. O neerlandês expôs um profundo sentimento de abandono por parte da cúpula do clube. “Prometeram-me lealdade, prometeram-me apoio, prometeram-me comunicação e que nos iríamos alinhar. Falámos sobre os problemas, mas não mantiveram as promessas“, lamentou o técnico, referindo ainda que o processo de aquisição do clube por Sir Jim Ratcliffe trouxe muito “ruído, incerteza com as pessoas e disrupções”.
No que diz respeito ao mercado de transferências, Erik ten Hag confessou que as suas exigências nunca foram atendidas pela gestão do Manchester United. “Eu só quero um jogador, e vocês sabem qual“, atirou, fazendo alusão ao britânico Harry Kane. O treinador assegurou igualmente que se empenhou pessoalmente na contratação de Frenkie de Jong, mas que esbarrou na inércia da direção, rematando com desilusão: “Não tenho conhecimento da parte financeira“.