Geral

“Porquê que se tem medo da Cristina [Ferreira]?”: Joana Latino implacável no rescaldo da polémica

Hugo Mendes e Sara Avelar debateram o impacto das figuras públicas num tema tão sensível como a violação. A jornalista da SIC questionou o silêncio da equipa da TVI e exigiu a responsabilização da apresentadora.

O caloroso debate do Passadeira Vermelha sobre as declarações de Cristina Ferreira e o subsequente comunicado não ficou por aqui.

Na emissão desta sexta-feira, dia 17 de abril, o painel continuou a dissecar o impacto da polémica na televisão e na sociedade, com Joana Latino a voltar à carga e a lançar novas e duras farpas à Diretora da TVI, mas também aos que a rodeiam.

Um dos pontos mais criticados por Joana Latino foi a passividade de quem acompanha a apresentadora no pequeno ecrã, com especial foco na psicóloga Inês Balinha, que esteve presente na rubrica da crónica criminal do programa Dois às 10 e não contrariou o raciocínio de Cristina Ferreira sobre a adrenalina dos violadores. “Aliás, a pessoa a quem ela pode estar perguntando aqui nada, é uma psicóloga que concorda com isto. Que achou a pergunta relativamente pertinente”, atirou a jornalista, questionando a falta de instinto da profissional perante a gravidade do tema.

Leia também: Joana Latino arrasa: “Criámos um monstro chamado Cristina Ferreira… Não tem capacidade emocional, intelectual e de princípios”

Liliana Campos sugeriu que a psicóloga não teve coragem de intervir por estar perante a Diretora, mas a justificação revoltou ainda mais Joana Latino. “Mas porquê que as pessoas têm medo da Cristina? Mas porquê que se tem medo da Cristina Ferreira? Mas alguém tem medo da Cristina Ferreira? Por favor, que não seja essa a motivação. Que sejam mesmo só destituídos de capacidade de raciocínio. Para não conseguirem estar ao pé de uma pessoa e dizer essa pergunta não faz sentido”, disparou sem filtros, estendendo a sua perplexidade à equipa jurídica que elaborou o comunicado do canal: “Alguém achou que aquilo fazia sentido?”.

O debate resvalou para a influência de Cristina Ferreira no país e a sua responsabilidade acrescida. Sara Avelar considerou que, mais do que um deslize, o que aconteceu foi falta de inteligência emocional. “Ela não tem capacidade para lidar com os erros. E não tem empatia com pessoas que foram violadas, claramente”, avaliou a comentadora.

Leia também: Joana Latino acusa Cristina Ferreira de cinismo e critica falso empoderamento feminino

Joana Latino concordou em pleno e reforçou o seu argumento de que a sociedade precisa de recalibrar a importância dada à apresentadora da TVI. “Mas que lhe comece a retirar o poder que está visto. Foi como eu comecei o meu comentário que é alguém que não tem preparação intelectual, emocional, cultural, para ter o poder que lhe demos”, reforçou. “Eu não estou a dizer que ela não tem que ser despedida. Antes, pelo contrário. Ela tem que ter calma, como se calhar outras pessoas que lhe dão determinada posição têm que ter. Porque se calhar, para estar numa crónica criminal, ela tem que ser ‘brieffada’ de outra maneira”, sugeriu a jornalista, lembrando que entrevistar pessoas é fazer perguntas não condicionadas e que “muitas outras pessoas na televisão portuguesa fazem entrevistas diariamente, semanalmente, não sendo jornalistas e não caem nestes erros de porem a sua opinião de forma completamente enviesada.”

A fechar o bloco de comentários, o polémico vídeo criado por Kiko is Hot com recurso a Inteligência Artificial, onde Cristina Ferreira surge a ser empurrada contra uma parede, também foi alvo de análise e condenação. Hugo Mendes criticou a brincadeira de mau gosto e Joana Latino classificou a atitude do influenciador como uma falta de inteligência, não vendo ali qualquer forma construtiva de debate. Curiosamente, o painel destacou que o primeiro comentário a validar esse polémico vídeo de violência gráfica pertenceu à Luciana Abreu.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo