O retiro criativo contou com a presença de um produtor de renome e as pausas entre as gravações foram preenchidas com grandes banquetes e planeamento para o futuro.
A preparação para as comemorações dos seus 50 anos de carreira levou Toy a abraçar novas metodologias de trabalho, inspiradas nas rotinas da atual geração de músicos. No podcast «Cala-te Boca», da Mega Hits, o cantor revelou os bastidores de um recente writing camp (retiro de composição criativa) que protagonizou ao lado do amigo de longa data, Tony Carreira, para preparar novas canções.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
Leia também: “Nunca passaram a música do Marco Paulo, agora passam porque morreu”: A fúria de Toy com a rádio nacional
Assumindo a vontade de modernizar o seu processo criativo, Toy justificou a decisão de se fechar em estúdio com uma equipa. “Eu dizia: ‘Epá, os putos agora fazem camps, nós também temos que fazer’“, explicou o artista.
O encontro musical reuniu grandes talentos e não se cingiu apenas à música ligeira. “Estava lá eu, o Tony, esse rapaz [um jovem compositor de sucesso, cujo nome o cantor não conseguiu precisar no momento], e estava o Daniel, que era o técnico de som e também ia dar as suas opiniões“, detalhou.
O retiro intensivo prolongou-se por três dias, embora sem as exigências das noitadas que muitas vezes caracterizam as gravações da nova geração. Quando questionado se o grupo ficava a compor até de madrugada ou dormia no estúdio, Toy foi pragmático: “Não, não (…) o lar fecha e depois já não me deixam entrar“.
Leia também: Hélder Teixeira culpa Helena Isabel pela sua conduta no «Big Brother» e Renata Reis corta vitimização!
Apesar do ambiente de trabalho, o cantor sadino garantiu que houve espaço para o convívio e para as boas refeições à mesa, confessando que num dos dias a ementa de pausa “foi leitão, que estava ótimo”.
Entre conversas, banquetes e gravações de áudio, nasceram novas ideias que ainda se encontram no segredo dos deuses. “Construímos coisas muito giras. Ainda não saiu nada“, prometeu Toy, deixando claro que a parceria com Tony Carreira e os restantes talentos promete trazer novidades sonantes para o seu regresso aos grandes palcos nacionais.