Equipa de Luís Gonçalves atira-se à TVI: “Não pedimos que protejam o Luís. Pedimos que não o prejudiquem”
A Team Luís não se cala após a sanção direta ao concorrente e atira um comunicado à TVI...
Uma sanção direta atingiu Luís Gonçalves no ‘Big Brother All Stars’ na noite de 29 de setembro de 2026.
A decisão do ‘Big’ surgiu depois de uma acesa discussão com Francisco Monteiro na ‘Cadeira Quente’, que levou o ex-militar ao confessionário para ser confrontado com as imagens.
Tornar o Dioguinho a tua fonte preferida no Google
O ‘Big’ não deixou margem para dúvidas sobre a penalização: “Esta sanção não resulta da opinião que manifestou, mas sim, da forma como escolheu expressá-la e do facto de ter ignorado, sucessivamente, as minhas ordens”, explicou, antes de decretar: “Luís está nomeado”.
Leia também: Bárbara Parada: a verdade sobre o fim com Francisco Monteiro e a nova vida… longe dos reality shows
Cá fora, a reação não se fez esperar. A Team Luís emitiu um comunicado oficial, dirigido à TVI e à produção do ‘Big Brother All Stars’, onde deixou clara a sua posição. A equipa começou por esclarecer o seu propósito: “Enquanto equipa de apoio ao Luís, consideramos necessário manifestar publicamente a nossa posição perante a forma como o seu percurso tem vindo a ser apresentado e tratado. Apoiar um concorrente não significa exigir privilégios, proteção ou tratamento especial. Significa, isso, sim, exigir equidade, respeito e critérios iguais para todos”.
A equipa de apoio apontou uma alegada diferença de tratamento entre os concorrentes, que considera injustificada. “O Luís tem sido alvo de críticas, julgamentos e narrativas que, na nossa perspetiva, nem sempre refletem de forma equilibrada aquilo que acontece dentro da casa”, disse, acrescentando que “quando sentimos que determinados comportamentos são amplificados num concorrente enquanto situações semelhantes noutros recebem um tratamento diferente, temos o direito de questionar”. A Team Luís fez ainda questão de sublinhar os limites da sua intervenção: “Não pretendemos atacar outros concorrentes, famílias ou equipas. A nossa posição é sobre o Luís e sobre o tratamento que consideramos justo que lhe seja dado”.
Leia também: Tânia Laranjo responde a Flávio Furtado: “Uma mentira dita muitas vezes não passa a ser verdade!”
O comunicado dirigiu-se diretamente à estação e à produção, com três pedidos formulados em pares de contraste. “Não pedimos que protejam o Luís. Pedimos que não o prejudiquem”, atirou a equipa, que continuou: “Não pedimos uma narrativa favorável. Pedimos equilíbrio. Não pedimos silêncio perante os seus erros. Pedimos que a mesma exigência seja aplicada a todos”.
A Team Luís defendeu ainda o direito do público a uma visão mais completa dos acontecimentos. “Quem acompanha o programa tem o direito de formar a sua própria opinião sobre cada concorrente, mas essa opinião deve poder ser construída perante uma representação tão completa e equilibrada quanto possível dos acontecimentos”, lembrou.
O comunicado terminou com a garantia de apoio contínuo e uma mensagem final ao concorrente: “A Team Luís continuará presente, unida e atenta, apoiando-o com respeito, determinação e voz própria. Porque apoiar também é saber levantar a voz quando consideramos que algo não está certo. Luís, não estás sozinho”. Na legenda do comunicado, a equipa reforçou o recado: “Não pedimos privilégios. Pedimos equidade, respeito e os mesmos critérios para todos. Estamos contigo, Luís, em todos os momentos. Não estás sozinho”.